Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do IECOS conquista nota máxima na avaliação do MEC (Nota 5)
O curso de Licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Estudos Costeiros, conquistou a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada em 09 de julho de 2025.
Desde a primeira avaliação in loco, em 2013, o curso vem apresentando avanços significativos: obteve nota 3, evoluiu para 4 em 2017 e, em 2025, alcançou a excelência acadêmica com a nota 5. É a primeira vez que um curso do campus de Bragança alcança conceito máximo em uma graduação.
O curso tem como missão formar professores para atuar no ensino de Ciências do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com visão abrangente e integrada acerca das ciências da natureza (Química, Física e Biologia), para compreender a complexidade do funcionamento da natureza como um todo, suas interações e limitações, acompanhando e se beneficiando das rápidas conquistas da Ciência e da Tecnologia.
Alcançar a nota máxima é um marco que reconhece o trabalho conjunto de discentes, docentes, gestores e técnicos, que realizam um trabalho extraordinário ao longo dos 15 anos de existência do curso. O Curso de Licenciatura em Ciências Naturais integra uma universidade diversificada, plural e de grande relevância na formação de pessoas. Os docentes desenvolvem ensino, pesquisa e extensão em um território de grande importância ambiental, ecológica e social na região de Bragança e no Nordeste Paraense, promovendo benefícios diretos para a comunidade e fortalecendo uma extensão universitária engajada com a sociedade.
Em 15 anos, o curso já formou aproximadamente 460 profissionais, que atuam no Pará e em outros estados do Brasil.
"Estou imensamente feliz e orgulhoso como servidor público federal desde maio de 2008. Atualmente, estou no meu terceiro mandato como Diretor da Faculdade de Ciências Naturais, ao lado do meu amigo e vice-diretor, Prof. Fábio Quinteiro, no Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Conduzir a gestão desse trabalho coletivo, organizando os documentos e acompanhando a visita virtual in loco do MEC, foi uma experiência gratificante. Ver esse esforço reconhecido com a nota máxima é motivo de grande alegria para todos nós", segundo o professor Dioniso de Souza Sampaio, diretor da Faculdade de Ciências Naturais.
Destaque no Pará e no Brasil
Essa é uma conquista histórica: o Curso de Ciências Naturais é o primeiro do Instituto de Estudos Costeiros e do Campus Universitário de Bragança a atingir a nota máxima do MEC e o primeiro entre os quatro cursos de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA a conquistar tal reconhecimento.
No Pará, é o segundo curso a receber a nota 5, após o Curso da UNIFESSPA (Marabá). No Brasil, de acordo com o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior no cadastro do e-MEC, entre os 23 cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Naturais, o curso de Ciências Naturais do IECOS/UFPA/Bragança é o terceiro curso a alcançar a nota máxima, junto com a UNIFESSPA (Marabá) e a UNB (Brasília).
Avaliação do MEC
Na avaliação do MEC, o curso obteve destaque em todas as dimensões analisadas:
1. Organização Didático-Pedagógica – PPC atualizado, coerente e bem estruturado;
2. Corpo Docente – altamente qualificado, com produção acadêmica relevante e ampla experiência;
3. Infraestrutura – laboratórios, salas e equipamentos que oferecem condições adequadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Compromisso com a qualidade
O resultado reafirma o compromisso do IECOS e da Universidade Federal do Pará com a formação de professores preparados para inspirar novas gerações e contribuir para o desenvolvimento educacional e social do país.
Redes Sociais