Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do IECOS conquista nota máxima na avaliação do MEC (Nota 5)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do IECOS conquista nota máxima na avaliação do MEC (Nota 5)

  • Publicado: Quarta, 16 Julho 2025 17:07
  • Última Atualização: Quinta, 17 Julho 2025 11:20

 

    

    O curso de Licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Estudos Costeiros, conquistou a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada em 09 de julho de 2025.

     Desde a primeira avaliação in loco, em 2013, o curso vem apresentando avanços significativos: obteve nota 3, evoluiu para 4 em 2017 e, em 2025, alcançou a excelência acadêmica com a nota 5. É a primeira vez que um curso do campus de Bragança alcança conceito máximo em uma graduação.

    O curso tem como missão formar professores para atuar no ensino de Ciências do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com visão abrangente e integrada acerca das ciências da natureza (Química, Física e Biologia), para compreender a complexidade do funcionamento da natureza como um todo, suas interações e limitações, acompanhando e se beneficiando das rápidas conquistas da Ciência e da Tecnologia.

      Alcançar a nota máxima é um marco que reconhece o trabalho conjunto de discentes, docentes, gestores e técnicos, que realizam um trabalho extraordinário ao longo dos 15 anos de existência do curso. O Curso de Licenciatura em Ciências Naturais integra uma universidade diversificada, plural e de grande relevância na formação de pessoas. Os docentes desenvolvem ensino, pesquisa e extensão em um território de grande importância ambiental, ecológica e social na região de Bragança e no Nordeste Paraense, promovendo benefícios diretos para a comunidade e fortalecendo uma extensão universitária engajada com a sociedade.

     Em 15 anos, o curso já formou aproximadamente 460 profissionais, que atuam no Pará e em outros estados do Brasil.

   "Estou imensamente feliz e orgulhoso como servidor público federal desde maio de 2008. Atualmente, estou no meu terceiro mandato como Diretor da Faculdade de Ciências Naturais, ao lado do meu amigo e vice-diretor, Prof. Fábio Quinteiro, no Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Conduzir a gestão desse trabalho coletivo, organizando os documentos e acompanhando a visita virtual in loco do MEC, foi uma experiência gratificante. Ver esse esforço reconhecido com a nota máxima é motivo de grande alegria para todos nós", segundo o professor Dioniso de Souza Sampaio, diretor da Faculdade de Ciências Naturais.

Destaque no Pará e no Brasil

     Essa é uma conquista histórica: o Curso de Ciências Naturais é o primeiro do Instituto de Estudos Costeiros e do Campus Universitário de Bragança a atingir a nota máxima do MEC e o primeiro entre os quatro cursos de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA a conquistar tal reconhecimento.

     No Pará, é o segundo curso a receber a nota 5, após o Curso da UNIFESSPA (Marabá). No Brasil, de acordo com o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior no cadastro do e-MEC, entre os 23 cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Naturais, o curso de Ciências Naturais do IECOS/UFPA/Bragança é o terceiro curso a alcançar a nota máxima, junto com a UNIFESSPA (Marabá) e a UNB (Brasília).

Avaliação do MEC

    Na avaliação do MEC, o curso obteve destaque em todas as dimensões analisadas:

1. Organização Didático-Pedagógica – PPC atualizado, coerente e bem estruturado;

2. Corpo Docente – altamente qualificado, com produção acadêmica relevante e ampla experiência;

3. Infraestrutura – laboratórios, salas e equipamentos que oferecem condições adequadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Compromisso com a qualidade

   O resultado reafirma o compromisso do IECOS e da Universidade Federal do Pará com a formação de professores preparados para inspirar novas gerações e contribuir para o desenvolvimento educacional e social do país.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página